Peidos, arrotos e efeito estufa

As flatulências de gado bovino são grandes responsáveis pelo agravamento do efeito estufa

Quem teve aula sobre o efeito estufa se assustou quando o professor disse que boa parte da contribuição para o agravamento do efeito estufa vem das flatulências de gado bovino (peido de vaca!). Ao ver o vídeo, você vai notar que o pesquisador diz que, no caso das vacas, a pior parte sai pela boca, ou seja, o arroto seria mais problemático do que o pum, usando o português bem claro.

Estou colocando aqui um link de uma reportagem que está no site da Folha Online que mostra cientistas medindo  quanto gás metano as vaquinhas estão produzindo. Assim, será possível saber o quanto elas estão contribuindo para o agravamento do efeito estufa.

Cientistas medem metano produzido por vacas; veja vídeo: http://www1.folha.uol.com.br/multimidia/videocasts/763953-cientistas-medem-metano-produzido-por-vacas-veja-video.shtml

About these ads
Categorias: Educação, Geografia 8° ano, Geografia 9° ano | Tags: , | 6 Comentários

Navegação de Posts

6 opiniões sobre “Peidos, arrotos e efeito estufa

  1. adrieelý .

    CARAAMBA ! dessa eu ñao sabia , me surpreendi , e ri muito , nunca imaginei que um peido ou arroto de vaka fizesse tão mal pro planeta :S’

    • Oi, Adriele! Muito obrigado pela sua visita aqui. Só gostaria de fazer uma correção, que é quanto à escrita. Prefiro que não use o “internetês” no blog, tudo bem? Te peço isso para que você possa desenvolver bem a sua escrita no português formal.
      É isso mesmo. Mas não se tratra de apenas um, mas imagine uma criação inteira de gado, com mais de mil vaquinhas e boizinhos fazendo suas necessidades livremente. O grande problema é que a criação de gado é uma atividade econômica e muito fazendeiro fica rico com os produtos que vendem (inclusive exportam) das suas criações, seja a carne da vaca ou o leite. Ao produzir em larga escala (muito leite, muita carne) o fazendeiro consegue ficar rico, por isso ele cria muito gado em suas fazendas. Outro problema é que, para criar gado é necessário muito espaço para as pastagens. Para a vaquinha pastar é preciso de grama e de um grande campo aberto. Quando não tem mais espaço, o que os grandes criadores estão fazendo é cortar as árvores das florestas para aumentar o espaço para a criação dos seus “boizinhos peidorreiros” (eu digo brincando, pois a culpa não é deles…afinal, quem está vivo está sujeito a ter que fazer essas coisas…rsrsrs…a culpa é de quem incentiva a proliferação dos animais para conseguir lucrar com isso).
      Faça um teste. Vá no Google Earth e “vôe” para a região de fronteira entre o Mato Grosso e o Amazonas. Você vai ver que há muita área da floresta desmatada. Este desmatamento ocorre por causa da criação de gado e também por causa do cultivo de soja. Então eles desmatam a floresta para conseguir mais espaço.

      Abraços.

  2. Fomos surpreendidos outra vez!

  3. Shirley

    Oi!!!

    Não consegui ver o vídeo, não abre…

    Beijos

    Shirley.

    • Olá, Shirley.
      Realmente, o vídeo não está acessível pelo site da Folha. Pode ser que nos próximos dias eles permitam denovo. Por outro lado, talvez eles tenham tirado o vídeo do ar. De qualquer forma, obrigado por avisar e obrigado pelo comentário.
      Beijos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 110 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: