Os Primeiros anos da República no Brasil

Banderia Nacional

Bandeira Nacional com lema positivista "Ordem e Progresso"

 A crise da Monarquia no Brasil trouxe consigo várias transformações, dentre elas, o advento do regime republicano no país. Através deste vídeo de apoio você conseguirá saber como foram os primeiros anos deste regime no Brasil e quais problemas o país enfrentou. Também poderá ter uma visão da influência do Positivismo na nossa República e o papel dos militares nesta fase da História do Brasil. 

Brasão de Armas

Brasão de Armas do Brasil traz escrito a data da Proclamação da República

” O Brasão de Armas do Brasil foi desenhado pelo engenheiro Artur Zauer, por encomenda do Presidente Manuel Deodoro da Fonseca. É um escudo azul-celeste, apoiado sobre uma estrela de cinco pontas, com uma espada em riste. Ao seu redor,

está uma coroa formada de um ramo de café frutificado e outro de fumo florido sobre um resplendor de ouro. O uso do brasão é obrigatório pelos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário e pelas Forças Armadas. Também estão presentes em todos os prédios públicos.”

Fonte: BRASIL. http://www.brasil.gov.br/sobre/o-brasil/estado-brasileiro/simbolos-e-hinos

 

 

Agora, você sabe dizer qual foi o papel da população na Proclamação da República? O povo participou ativamente ou assistiu a tudo sem saber do que se tratava? Pense, pesquise, responda e escreva sua resposta aqui nos comentários.

About these ads
Categorias: Educação, História 9° ano | Tags: , | 2 Comentários

Navegação de Posts

2 comentários sobre “Os Primeiros anos da República no Brasil

  1. Curiosidades dos primeiros anos da república:

    Marcados por interesses financeiros e disputas do poder, apesar de republicano o poder continuava com a família real, como as votações eram muito restritas (não era qualquer um que podia votar) os candidatos eram eleitos pela elite econômica do país. O que ficou conhecido como república velha, que só teve fim com a primeira eleição em que Getúlio Vargas se candidatou e perdeu, o povo assumiu o poder a força, e ele passou a ser o presidente, até hoje apenas um presidente cumpriu seu mandato e saiu do poder de forma pacífica, o presidente Fernando Henrique Cardoso.

    By: Maria Eduarda Martins Filomeno

    • Olá, Maria Eduarda! Muito obrigado pela sua contribuição. Só há algumas coisas que eu questiono para que você pesquise: O poder continuou mesmo com a família real nos primeiros anos da República? Mais: quando o povo assumiu o poder a força? Melhor: O povo assumiu o poder à força? Mais: Só o FHC saiu de forma pacífica da presidência?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Create a free website or blog at WordPress.com. O tema Adventure Journal.

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 110 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: