Imagens do Continente Africano

Para a turma do 9° ano vou deixar algumas imagens do continente africano. Começo por uma visão ampla, por uma imagem de satélite do continente, sem as fronteiras político-administrativas nem os nomes dos países. Daqui é possível enxergar somente a grande massa de terra que compõe o continente e tentar pensar um pouco sobre os aspectos que são visíveis. O continente não tem uma cor única, o que demonstra uma diversidade na vegetação, além de nos dar alguma ideia sobre a posição de seus rios e lagos e também dos seus desertos.

África: Imagem de Satélite

A África possui diferentes formações vegetais, que ocorrem em decorrência das mudanças climáticas e variações de umidade, que influenciam em sua paisagem. No continente há o predomínio de climas quentes, sendo que as variações de latitude, altitude, maior ou menor proximidade em relação ao mar são fatores que provocam a ocorrência de variados tipos climáticos.

Próximo à linha do Equador há a ocorrência do clima equatorial que provoca a existência de uma floresta equatorial. A imagem abaixo é da floresta equatorial do Congo.

Cerca de 1/3 do continente é de regiões desérticas. “Cortado ao meio” pelo trópico de câncer está o Deserto do Saara. As chuvas são escassas e a temperatura varia muito entre o dia e a noite. Um pequeno pedaço do Saara:

Sem título

E “cortado” pelo trópico de capricórnio está o Deserto do Kalahari. Aqui uma imagem deste deserto:

Rocky desert

Ao norte do continente, próximo ao Mar Mediterrâneo, ocorre o Clima Mediterrâneo, com verões quentes e secos e invernos frios e úmidos. A vegetação mediterrânea tem este aspecto:

Com uma grande região situada entre os trópicos, o continente africano apresenta o clima tropical em grande extensão. Em volta das florestas equatoriais ocorre uma vegetação de transição chamada de savana. As savanas têm o aspecto da vegetação de cerrado, com vegetação rasteira e árvores que ficam longe umas das outras. Aqui podemos ver um exemplo:

O mapa físico da África nos mostra que as maiores altitudes do continente estão na sua porção oriental. É esta região que apresenta as cadeias montanhosas mais altas e os maiores picos do continente. Em consequência, é a região onde são encontrados o maior número de vulcões, além dos grandes lagos de origem tectônica: O lago Vitória e o Lago Tanganica, além do Lago Niassa (Malawi). Também é possível observar que o planalto é a forma predominante de relevo, tendo como consequência que a maioria dos seus rios sejam rios de planalto. Assim também os climas mais frios ocorrem nas regiões mais altas do continente.

África_físico

Procurei destacar alguns aspectos da geografia do continente africano, mas que tem o interesse de conhecer a história dos povos deste continente, pode baixar a Coleção História Geral da África gratuitamente. Trata-se de pensadores e cientistas africanos escrevendo sua própria história, o que é muito interessante. Basta clicar no link acima e você será encaminhado para a página da UNESCO que disponibiliza a coleção.

Sobre os aspectos políticos e econômicos da África, vamos deixá-los para um próximo post, ok?

Para quem quiser saber mais, acesse os links abaixo:

África Turismo

Consulado Geral da África do Sul

África: Diário de Notícias

África: UOL educação

Surgimento do Sudão do Sul como um novo país

Anúncios
Categorias: Educação, Geografia 9° ano | Tags: , | 4 Comentários

Navegação de Posts

4 opiniões sobre “Imagens do Continente Africano

  1. debora vitoria

    gostei muito das imagens vai me ajuda bastante no meu trabalho de geografia

  2. adorei as fotos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

%d blogueiros gostam disto: